NOTÍCIAS

UNIFAL-MG REPRESENTA O BRASIL EM COMPETIÇÃO DE MINERAÇÃO

Data do Evento: De 02 a 06 de Abril de 2014

Os Jogos Internacionais de Mineração entre Universidades, ou Intercollegiate International Mining Games, têm a sua origem no ano de 1978, quando ocorreu um acidente fatídico na Mina de Sunshine, em Kellog, Idaho. A criação dos jogos e suas competições práticas foi uma maneira simbólica de homenagear as 91 pessoas que morreram no acidente. Como consequência, hoje em dia o evento é conhecido mundialmente entre as universidades que oferecem os cursos de engenharia de minas e se trata de um evento em constante evolução.

A sede dos jogos é a cidade de Rolla – MO, EUA, que é um importante centro de pesquisa na área de ciência e tecnologia. A escolha de Rolla como sede, decorreu-se principalmente pelo fato da Missouri University of Science and Technology, ter sido consagrada campeã dos últimos jogos. A trigésima sexta edição dos Jogos Internacionais de Mineração acontecerá no mês de abril de 2014. As equipes das diversas universidades do mundo estão em treinamento e poderão competir em três categorias: feminina ou masculina contendo seis membros, ou ainda na categoria mista contendo seis membros, sendo que deverá ter no mínimo duas mulheres. A equipe inicialmente formada por 13 estudantes (foto acima), passou por uma série de tarefas no decorrer de todo o desenvolvimento do projeto. Com isso, a equipe que participará do evento será formada por 6 estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia, UNIFAL - Poços de Caldas – MG, sendo no caso uma equipe de categoria mista e uma pessoa responsável pela assessoria e apoio em geral. A competição é baseada em sete provas relacionadas com a Engenharia de Minas e com o dia a dia dos homenageados do acidente de 1978. Dentre as provas então as seguintes:

- Surveying: Nesta prova os competidores recebem um ponto de partida e devem informar as coordenadas de um ponto final utilizando como equipamento de posicionamento um teodolito.

- Hand steeling: Para completá-la deve-se perfurar um bloco de concreto utilizando de um martelo 3-4 £ e uma talhadeira.

- Tranck Stand: um evento programado exigindo uma equipe de cinco pessoas para adicionar uma seção de trilho, dormentes, conectando placas e parafusos.

- Hand Mucking: cinco membros trabalham para encher um carrinho de minério de 2 toneladas e transportá-lo entre dois pontos no menor tempo possível.

- Swedesaw: a prova consiste em serrar uma seção de madeira 6’’x 6’’.

- Gold Panning: deve-se encontrar chumbo e cobre em uma bateia cheia de ganga.

- Jackleg Drilling: Dois competidores usam um martelo pneumático, a fim de avançar o mais profundo buraco em um bloco de concreto em 3 minutos. Dentre as provas essa é a que possui uma maior dificuldade para o treinamento devido à utilização do martelo pneumático. Por isso buscaremos uma empresa que ceda um espaço para o treinamento da equipe.

As competições em si têm como objetivo estabelecer atividades que assumem um caráter esportivo educacional, explorando o trabalho em equipe e admitindo a divisão de tarefas entre cada membro do time, na concepção de proporcionar o crescimento de habilidades, como a pesquisa e planejamento, fundamentos essenciais de um engenheiro de minas. Dessa forma, ressalta-se o espírito desportivo e a socialização entre pessoas de todo o mundo, que incidem no desenvolvimento e percepção de novas ideias, pontos de vista e conhecimento em geral.

O Internacional Mining Games promove além dos jogos e competições, uma extensa gama de eventos paralelos, como simpósios e seminários dentro das universidades, que trazem vários níveis de conhecimento e abrem o espaço para a discussão de temas relevantes à mineração, estabelecendo um diálogo entre as instituições de ensino do mundo inteiro.

Um fator substancial é que o Brasil, uma potência no setor mineral, nunca teve um representante nos jogos, entretanto, pela primeira vez na longeva história do evento (36º Annual Intercollegiate Mining Games), será representado pela UNIFAL - Campus Avançado Poços de Caldas, um campus novo, focado em ciência e tecnologia e crescimento, que se insere no âmbito que esse projeto está relacionado e ao momento que vive a instituição.

Para mais informações sobre os jogos assim como patrocínio da equipe da UNIFAL, acesse http://unifalmininggames2014.weebly.com/

 

Fonte: Engenharia de Minas News