NOTÍCIAS

VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MECÂNICA DAS ROCHAS (SBMR 2018)

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, ABMS, a Sociedade Portuguesa de Geotecnia e o Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas convidam a todos para estarem conosco em Salvador, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, no Cobramseg 2018. O tema escolhido para esta edição é de extrema relevância: Geotecnia e Desenvolvimento Urbano.

Na edição de 2018, serão realizados o XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, o VIII Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas e o VIII Simpósio Geojovem, que em conjunto representam o maior encontro promovido pela ABMS. O Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia teve sua última edição realizada na Universidade do Porto, em 2016, com o tema "Geotecnia e os Desafios Societais". No biênio anterior, o Congresso esteve em terras brasileiras, na cidade de Goiânia, discutindo sobre a "Geotecnia em Obras Metro-Ferroviárias".

Nesta edição será realizada a sexta Victor de Mello Lecture, sobre o tema "Geotechnical Risk, Regulation and Public Policy", que será proferida pelo Professor Norbert Morgenstern, engenheiro civil e professor da Universidade de Alberta, Canadá.

A última edição do Cobramseg foi realizada na tradicional capital mineira, no ano de 2016. Com o tema "O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas", o Encontro teve "sucesso de público, qualidade nas discussões e grande relevância dos profissionais presentes". O Cobramseg 2018 será realizado no Bahia Othon Palace, na capital baiana, e abordará temas como: Educação em Geotecnia; Ensaios de Laboratório e Campo e Modelagem Física; Solos não saturados, expansivos, colapsíveis e moles; Obras de terra e enrocamento; Fundações, Geotecnia Ambiental; Estabilidade de encostas, escorregamentos, desastres naturais e estruturas de contenções; Análise e gerenciamento de risco; Desempenho e segurança de obras geotécnicas; Obras de infraestrutura: pavimentação, portos, aeroportos, túneis e escavações.

O Cobramseg 2018 é uma oportunidade para apresentar e discutir soluções de inúmeros e variados desafios existentes na geotecnia, expor empresas, soluções, serviços e equipamentos na área geotécnica, em um ambiente produtivo e receptivo, que é a cidade do Salvador. Grande matriz cultural, cidade antiga e também moderna, é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, gastronomia diversificada, hospitalidade e alegria de seu povo.

INSCREVA-SE JÁ!