NOTÍCIAS

PALESTRAS APEMI - OUTUBRO

A APEMI, dentro do seu objetivo de contribuir com o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas, convida a alunos, profissionais e interessados a participarem do seu ciclo de palestras.
 
Tema: Explosivos: de notável instrumento da Engenharia de Implosão à ferramenta do crime.
Dia/Hora: 27/10/2016 às 18h30 (ATENÇÃO, NOVO HORÁRIO)
Local: Departamento de Eng. de Minas e de Petróleo / Poli-USP
 

IMPORTANTE: ESTA PALESTRA FARÁ PARTE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO DIA DA OPEN HOUSE, PROMOVIDA PELO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO.

INSCREVA-SE

 

Mais informações:
 
O Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi) se juntaram para promover um ciclo de palestras mensais sobre temas relacionados à área de Engenharia de Minas. A cada mês, um profissional de mercado, professor ou pesquisador irá abordar um assunto, cujo objetivo é contribuir com o progresso e desenvolvimento desse campo da Engenharia. 
 
As “Palestras Apemi” são gratuitas, abertas a estudantes, profissionais da área e demais interessados, e realizadas no PMI. A palestra deste mês, que é a segunda deste ciclo, será sobre “Explosivos: de notável instrumento da Engenharia de Implosão à ferramenta do crime”, no dia 27 de outubro, às 17h30. O palestrante será o Eng. de Minas Manoel Jorge Diniz Dias.
 
Para acompanhar a programação sobre o ciclo de palestras e fazer a inscrição, acesse o site http://www.apemi.eng.br/palestra-inscricao A inscrição prévia não é obrigatória, mas quem a fizer poderá também se inscrever para receber o mailing diário elaborado pela Apemi com notícias e informações sobre a área de mineração. 
 

Manoel Jorge Diniz Dias (Manezinho da Implosão)

Mais conhecido como Manezinho da Implosão, o Engenheiro Manoel Jorge Diniz Dias tem graduação em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979). Começou sua carreira no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT em 1980 atuando principalmente na Usina Hidrelétrica de Tucuruí como responsável pelo controle de vibrações e detonações controladas. Em seguida, foi convidado a trabalhar na Fábrica de Explosivos Britanite, aonde num período de sete anos (1981-1988) chegou a Gerente Técnico responsável pelas Hidrelétricas e Minerações do Brasil e América do Sul. Neste período, em 1986 atuou diretamente na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Nos anos seguintes, se transformou em consultor da Britanite e paralelamente foi iniciando sua trajetória no mundo das implosões junto ao Engenheiro Hugo Takahashi. Ao todo, comandou mais de 80 implosões de prédios e mais de 60 estruturas especiais, como silos, pontes, viadutos, chaminés e reservatórios elevados. No portfólio de implosões, constam prédios que foram emblemáticos para a história da Engenharia brasileira: Edifício Gironda (Santos, 1990), Presídio da Ilha Grande (Rio de Janeiro, 1994), Edifício Palace II (Rio de Janeiro, 1998), Complexo Prisional do Carandiru (São Paulo, 2002 e 2005), Presídio Frei Caneca (Rio de Janeiro, 2006), Edifício da TAM (São Paulo, 2007), Edifício Berrini (São Paulo, 2008) – a menos de 4 metros do edifício vizinho envidraçado, Estádio Fonte Nova (Salvador, 2010), entre outros. 
 

Confira outras palestras:

22/09/16 às 17h30 - Eng. de Minas José Roberto Leite Reis - Avant: Drones na Mineração (CONFIRA AS FOTOS DESTA PALESTRA)

27/10/16 às 18h30** - Eng. de Minas Manoel Jorge Dias - Explosivos: de notável instrumento da Engenharia de Implosão à ferramenta do crime

24/11/16 às 17h30*  - Prof. Dr. Luiz Enrique Sanchez - Licenciamento Ambiental da Mineração Responsável*

15/12/16 às 17h30* - Vale*

--

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo / Poli-USP

---

** Novo horário

* Datas e palestrante a definir.

 

INSCREVA-SE PARA A PRÓXIMA PALESTRA: www.apemi.eng.br/palestra-inscricao