NOTÍCIAS

II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TERRAS-RARAS ACONTECE NO CETEM EM 29 NOVEMBRO

O CETEM em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME) promovem o II Seminário Brasileiro de Terras-Raras, que será realizado no próximo dia 29 de novembro, no período de 9h às 16h, na sede do CETEM, situada na Avenida Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ. O evento contará com a participação de representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, de Universidades, de Centros de pesquisa e setores da iniciativa privada interessados no tema. A programação completa será divulgada em breve.

Terras-raras são elementos químicos que se encontram na produção de catalisadores, imãs, ligas para baterias recarregáveis, corantes de vidro, cerâmicas de alta resistência, entre outros produtos de alta tecnologia . O mercado de produtos upstream da cadeia de terras-raras movimenta anualmente cerca de 4 bilhões de dólares. Entretanto, o mercado global de produtos que utilizam terras-raras é de aproximadamente 4 trilhões de dólares. Esta segunda edição do seminário (a primeira ocorreu em dezembro de 2011) busca dar continuidade aos esforços no âmbito governamental, acadêmico e no setor industrial para que se criem condições para a construção de bases para o desenvolvimento de uma cadeia de terras-raras no Brasil.

Por limitações de espaço no auditório, os interessados em participar do II Seminário Brasileiro de Terras-Raras devem se inscrever antecipadamente com a Srta. Rosely Romualdo pelo e-mail: iisemintr@cetem.gov.br

 

Fonte: CETEM - Centro de Tecnologia Mineral