COMUNICADO DA FAEMI

Prezados presidentes das associações filiadas, diretores e demais colegas:

1) Resultados do XIII ENGMINAS.
Apesar das dificuldades impostas pelo período recessivo, o XII ENGMINAS foi realizado em Salvador, Bahia, nos dias 16 e 17 de novembro passado e contou com aproximadamente 120 participantes presenciais e 450 online. Os temas este ano, além da já consagrada revisão sobre o ensino, foram a defesa da imagem da mineração e a segurança no uso de explosivos (representantes do Exército participaram dos dois dias do evento). Por proposta dos alunos, endossada pelo evento, o próximo XIV ENGMINAS deverá ser realizado em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. O ENGMINAS é um evento criado e sistematizado pela FAEMI, sempre coordenado por uma filiada e com apoio de uma entidade de ensino. Em 2018 desejamos ampliar os participantes e a visibilidade do evento, para que se aproxime do instrumento que merece ser para a categoria. Para isso, além de aperfeiçoar sua versão online, desejamos iniciar cedo sua organização e divulgação e, para isso, contamos com sugestões.

2) Evento em defesa da imagem da mineração na Bahia.
Além do XIV ENGMINAS, a ABEM recebeu um interessante convite do IBAMA para, junto com a FAEMI, realizar um evento sobre mineração e meio ambiente ainda em 2018. Este evento deverá fazer parte do Plano de Recuperação da Imagem da Mineração, lançado pela FAEMI durante o EXPOSIBRAM, e o título que estamos título sugerindo é: "Mineração, Tecnologia e Sociedade: Desafios e Soluções".

3) Eleições no Sistema CONFEA/Creas.
Na próxima semana, dia 15/12, será realizada uma das mais importantes eleições que o Sistema CONFEA/Creas já realizou. A razão especial é que, além de envolver a substituição da Presidência do CONFEA e de todos os Creas, incluirá também a presidência nacional da MÚTUA e de todos suas diretorias regionais, além da renovação anula do terço do Plenário do CONFEA e de todos os Creas. Lhe dá caráter mais especial ainda é o intenso espírito de renovação que decorre da evidente exaustão do modelo de gestão clientelista e decisoriamente casuístico que tem dominado o Sistema. A qualidade dos candidatos e suas propostas sugere potencial e positiva mudança.

4) Eleição do Vice-Presidente para Conselheiro Federal.
Está se consagrando um trabalho iniciado pela FAEMI ainda no primeiro semestre, que lançou e construiu os apoios para a candidatura do nosso Vice-Presidente Eng. Minas Paulo Cabral, para o triênio 2018 – 2020. Nossa atual estimativa é de 85% de possibilidade e, assim, pela primeira vez a FAEMI terá um de seus diretores com o cargo de Conselheiro Federal no CONFEA, o que abrirá as portas para a concretização de diversos anseios da nossa categoria. Muito importante: todos os profissionais com visto no Crea-AL poderão votar, mesmo que lá não residam. O voto pessoal nas urnas físicas distribuídas naquele estado.

5) Prioridades para 2018.
Dentro das diretrizes aprovadas na Assembleia Anual realizada no EXPOSIBRAM, dois assuntos terão especial atenção: a) a proliferação de cursos sintéticos(inclusive na modalidade EAD) para sustentar pedidos de "extensão de atribuições" por profissionais de outras formações e a concessão de atribuições para exploração de pedreiras e beneficiamento, sem comprovação da complementação formativa, que foi recentemente incentivada pelo CONFEA e também está sob "júdice" do TRF da 4ª Região, por iniciativa de nossa filiada ACEM.

6) Registros Públicos.
Depois dos entraves impostos pelos cartórios de Brasília para transferência de nossa sede para o DF. Já foi dada entrada nos registros prévios exigidos para isto, no Rio de Janeiro. A FAEMI já recebeu as exigências afinais que, por não imporem nenhuma documentação extraordinária, estão sendo providenciadas. Nossas estimativas é que isto seja concluído até o final de janeiro próximo. Finalmente, aproveito a oportunidade para desejar a todos meus votos de um Feliz Natal e Boas Festas. E que 2018 inicie de fato um novo ciclo de recuperação econômica e também do próprio entusiasmo das pessoas, não só de nossa categoria, mas de toda nossa nação!

Atenciosamente
Eng. Minas Regis Wellausen Dias

Segue o link abaixo para download em PDF do comunicado na íntegra: