NOTÍCIAS

10 DE JULHO - DIA DO ENGENHEIRO DE MINAS

A data de 10 de julho, data do nascimento de seu patrono Engenheiro de Minas, Metalurgia e Civil Pedro Demóstenes Rache, que foi o idealizador e primeiro presidente do Sistema Confeal/Creas, é comemorada para reverenciar o profissional Engenheiro de Minas.

Capacitado pela sua formação a atuar a partir das atividades de pesquisa mineral, tem como responsabilidade primordial a lavra, desde da extração até o beneficiamento dos recursos minerais potenciais que ocorrem na superfície e no subsolo da nação.

Contribui assim para transformar em riquezas as jazidas potenciais do país, com o emprego da melhor tecnologia para que as soluções adotadas assegurem a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, sua lucratividade e o desenvolvimento regional de onde estes se localizam.

Estão, portanto, de parabéns todos os 4.900 Engenheiros de Minas do Brasil, bem como as centenas de estudantes em formação nas 28 escolas criadas desde 1876. Todos são verdadeiros guardiões da produção mineral nacional, que hoje representa 4% do PIB e 20% de nossas exportações.

Eng. Minas Regis Wellausen Dias
Presidente

Eng. Minas Paulo Roberto Cabral de Melo
Vice-Presidente