ARTIGOS

PALESTRAS APEMI 2019

A Associação Paulista de Engenheiro de Minas – APEMI dentro do seu objetivo de contribuir com o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas promove eventos gratuitos e abertos aos estudantes, profissionais da área e demais interessados.

As “Palestras APEMI” têm como foco a gestão, eficiência e inovação. 

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Minas da E.P.U.S.P.
Av. Prof. Mello Moraes, 2373 – Térreo
CEP 05508-000 – São Paulo - SP

Horário: 19:00 hs as 21:00 hs

PALESTRAS GRATUITAS

DATA TEMA PALESTRANTE
02/10/2019 Breve panorama sobre as barragens de rejeitos Profa. Dra. Maria Eugenia Gimenez Boscov
21/08/2019 Licenciamento Ambiental das Minerações - CETESB Domenico Tremaroli
05/08/2019
Agência Nacional de Mineração - ANM Situação Atual e Perspectivas.
Marcus Vinícius de Oliveira

Currículo dos Palestrantes

• Profa. Dra. Maria Eugenia Gimenez Boscov

Engenheira civil pela EPUSP (1982), especialização em Mecânica dos Solos na Escola Politécnica de Zurique (1986), mestre em Engenharia de Solos pela EPUSP (1990), doutora em Engenharia de Solos pela EPUSP (1997), livre-docente em Obras de Terra e Geotecnia Ambiental pela EPUSP (2004) e professora titular em Geotecnia (2012). Pesquisadora 1D do CNPq. Ministra disciplinas na Engenharia Civil na Engenharia Ambiental. Membro da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública e da IGS-Brasil - Associação Brasileira de Geossintéticos. Tem participado da elaboração de normas técnicas, da organização de eventos técnicos e científicos e da assessoria a órgãos de fomento de pesquisa e revistas técnicas. Realiza pesquisas com apoio de órgãos de fomento de pesquisa e através de convênios de pesquisa com o setor produtivo. Atualmente desempenha o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da EPUSP.

• Domenico Tremaroli

Formado nos cursos de Técnico em Saneamento pelo Colégio Técnico de Jundiaí em 1975, e, em Biologia pela Faculdades Padre Anchieta de Jundiaí em 1987.

Atuando na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, de 1976 a 1987 (sede da empresa), na área de assistência aos municípios para os sistemas de água e esgotos, nos municípios não operados pela SABESP. Atuação em municípios operados pelas empresas estaduais de saneamento em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, pela CETESB, como agente do Órgão Técnico do BNH – Agente Financeiro;

À partir de 1987 até dezembro de 2018, atuando pela Diretoria de Controle na área de apoio às ações de controle da poluição e nas agências ambientais, tendo gerenciado as unidades da CETESB em Americana, Jundiaí e Campinas. À partir de janeiro de 2019 ocupando o cargo de Diretor da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental.

 

 
 

• Marcus Vinícius de Oliveira

Engenheiro Geólogo, formado pela Escola de Minas de Ouro Preto (1998); Pós-graduado em Sensoriamento Remoto pelo INPE (2001); Especialista em Recursos Minerais/Geólogo, concursado em 2010 pelo antigo Departamento Nacional de Produção Mineral/DNPM (atual Agência Nacional de Mineração/ANM), onde exerceu, além das atividades técnicas inerentes ao cargo, as funções comissionadas de chefe da extinta Divisão de Outorga (2013/2018) e de Superintendente Substituto (2015/2018), atualmente ocupa a cadeira de Gerente Regional da ANM/SP. Têm mais de 20 anos de experiência somada entre os Setores Público e Privado, neste último destaca-se ter trabalhado na implantação e desenvolvimento do Projeto SIVAM/SIPAM (Sistema de Vigilância/Proteção da Amazônia) e atividade de Geólogo de Exploração Mineral nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com ênfase principalmente em minerais metálicos.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE
Boa palestra!

Para confirmar presença, por favor, CLIQUE NO BOTÃO DE INSCRIÇÃO ABAIXO e preencha o formulário. Ou, se preferir, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos pelo e-mail: ciro@apemi.eng.br. INSCREVA-SE JÁ!

Mais informações

Associação Paulista de Engenheiro de Minas - APEMI
E-mail: ciro@apemi.eng.br
Celular: (11) 99499-6378 com Graziella