ARTIGOS

PALESTRAS APEMI 2018

A Associação Paulista de Engenheiro de Minas – APEMI dentro do seu objetivo de contribuir com o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas promove eventos gratuitos e abertos aos estudantes, profissionais da área e demais interessados.

As “Palestras APEMI” têm como foco a gestão, eficiência e inovação. 

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Minas da E.P.U.S.P.
Av. Prof. Mello Moraes, 2373 – Térreo
CEP 05508-000 – São Paulo - SP

Horário: 19:00 horas

PALESTRAS GRATUITAS

DATA TEMA PALESTRANTE
15/03/2018
Transição do DNPM para ANM
Victor Hugo Froner Bicca
23/04/2018 Compensação Ambiental em São Paulo e consequências do julgamento da Lei Federal nº 12.651/2012 pelo STF Antonio Luiz Lima de Queiroz
21/05/2018
(PALESTRA ADIADA)
"A experiência institucional do setor mineral paulista no âmbito da Câmara Ambiental do Setor de Mineração da Cetesb e Usos Futuros de Áreas de Mineração de Agregados".

ATENÇÃO: PALESTRA ADIADA
Sandra Maia de Oliveira
18/09/2018 Recuperação de Áreas Degradadas na Mineração de Bauxita Fernando César Fernandes Júnior

Geraldo Sérgio dos Santos Werneck

Currículo dos Palestrantes

• Fernando César Fernandes Júnior

Graduado em engenharia de minas pela UNIPAC de Conselheiro Lafaiete - MG; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de Pouso Alegre MG; Six Sigma Green Belt – CBA; Auditor Interno. Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Produção na CBA responsável pelos setores de Operação de Mina, Beneficiamento e Logística Ferroviária na unidade de Poços de Caldas MG. Recentemente assumindo também a gestão da operação de bauxita em Barro Alto GO

 

• Geraldo Sérgio dos Santos Werneck

Graduado em Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF e Graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal Ouro Preto- MG. Atualmente exerce o cargo de Coordenador de Operação de Mina na CBA (Unidade de Miraí - MG), onde é responsável pela coordenação de trabalhos de operação de mina. Gerenciamento de custos e serviços terceirizados. Coordenação de projetos de recuperação ambiental, com ênfase em trabalhos de drenagem e preparação para revegetação de áreas lavradas.
 
 

• Sandra Maia de Oliveira

Graduada em Biologia e em Engenharia Agronômica pela Universidade de Taubaté; Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, com ênfase em Resíduos da Construção Civil e Inertes; perita judicial para avaliação de produtividade e passivos ambientais em imóveis rurais; consultora na área de licenciamento ambiental para a indústria de mineração de agregados; assessora técnica do Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo (SINDAREIA) - 2006-2018; e Diretora de Meio Ambiente e Mineração do Grupo AB areias - 2008-2018.
 
 
 

• Victor Hugo Froner Bicca

Diretor Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM

Victor Hugo Froner Bicca é servidor de carreira do DNPM desde 1984. É formado em Geologia pela Universidade UNISINOS, São Leopoldo/RS, turma de 1982 e Curso de Especialização em Ensino Superior de Geociências UNICAMP - Campinas/SP (1985) e Curso de Especialização em Educação e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC - 1989. 
1985 Contratado como Professor Horista do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina, para ministrar a disciplina Fundamentos de Petrologia, Pedologia e Geologia.
1986 – Nomeado Chefe da Seção de Economia Mineral do 11° Distrito do Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM.
1995 – Nomeado Chefe do 11°Distrito do DNPM/SC.
2000 – Nomeado Diretor de Administração Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM – SEDE, BRASÍLIA-DF.
2001 - Nomeado Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM – SEDE, BRASÍLIA-DF.
2003 – 2010 Cedido ao Governo do Estado de Santa Catarina para ocupar a Gerência de Meio Ambiente do Departamento Estadual de Infra-estrutura DEINFRA/SC, responsável pela área ambiental do Programa Rodoviário de Santa Catarina – Programa BID IV; 2003 – 2010 Nomeado Conselheiro representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA; 2004 – 2010 Nomeado Secretário Executivo do Programa para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e Aqüífero Guarani - Pró-Rio Uruguai; 2011 – Nomeado Assessor do Diretor-Geral do DNPM, lotada na Sede em Brasília-DF; 2011 – Nomeado Diretor-Geral Substituto do DNPM; 2015 – Nomeado Superintendente do DNPM no Estado de Santa Catarina; 2016 Nomeado Diretor-Geral do DNPM.
 
 
• Eng. Antonio Luiz Lima de Queiroz
 
Engenheiro Agrônomo, Assistente Executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB desde novembro de 2016 e Assessor na mesma Diretoria de 2009 a 2016. Responsável pela orientação técnica e análise de processos, orientações, resoluções e normas estaduais relacionados com a área de meio ambiente. Atua como docente em cursos promovidos pela Escola Superior da CETESB. Foi Diretor do Departamento de Fiscalização e Monitoramento – DFM – da Secretaria Estadual do Meio Ambiente- 2008-2009, tendo sido responsável pela organização do departamento, para atendimento às demandas encaminhadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacias de Polícia, bem como pelo processamento administrativo dos autos de infração ambiental. Atuou ainda como Diretor do Departamento Estadual de Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – DEPRN – 2008 e Assessor Técnico da Diretoria de 2001 a 2008, atuando na coordenação técnica das diretorias regionais, no atendimento aos processos complexos de licenciamento e na formulação de orientação às equipes técnicas.

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE
Boa palestra!

Para confirmar presença, por favor, CLIQUE NO BOTÃO DE INSCRIÇÃO ABAIXO e preencha o formulário. Ou, se preferir, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos pelo e-mail: ciro@apemi.eng.br. INSCREVA-SE JÁ!

Mais informações

Associação Paulista de Engenheiro de Minas - APEMI
E-mail: ciro@apemi.eng.br
Celular: (11) 99499-6378 com Graziella