ARTIGOS

PALESTRAS APEMI 2017

A Associação Paulista de Engenheiro de Minas – APEMI dentro do seu objetivo de contribuir com o progresso e o desenvolvimento da Engenharia de Minas promove eventos gratuitos e abertos aos estudantes, profissionais da área e demais interessados.

As “Palestras APEMI” têm como foco a gestão, eficiência e inovação. 

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Minas da E.P.U.S.P.
Av. Prof. Mello Moraes, 2373 – Térreo
CEP 05508-000 – São Paulo - SP

Horário: 19:00 horas


PALESTRAS GRATUITAS

DATA TEMA PALESTRANTE
02/05/2017 Licenciamento Ambiental na Mineração – Problemas e Soluções
(baixe aqui o conteúdo)
Dr. Geraldo do Amaral Filho - CETESB
06/06/2017 Agregados Reciclados Dr. Hewerton Bartoli - ABRECON
03/07/2017 Inovação Tecnológica na Mineração Prof. Dr. Arthur Pinto Chaves - EPUSP
08/08/2017 Avaliação das Políticas Minerais no Brasil Elmer Prata Salomão - ABPM
13/09/2017 Explosivos e Emergências na Mineração Prof. Enrique Munaretti - UFRGS
10/10/2017 Agenda verde da Cetesb e a mineração no Estado de São Paulo
(ATENÇÃO: PALESTRA CANCELADA)
Dr. Antonio Luiz Lima de Queiroz - CETESB
28/11/2017 Desafios e Perspectivas do Setor Mineral Brasileiro Vicente Humberto Lobo Cruz

Currículo dos Palestrantes

• Vicente Humberto Lobo Cruz
     Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM do MME

Formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Letras pela Universidade Federal de Goiás (1992) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Iniciou a sua carreira em 1986, na Paulo Abib Engenharia, conhecida empresa de engenharia mineral no Brasil. Após, transferiu-se para a Petrofértil onde ocupou funções gerenciais nas áreas de pesquisa, produção e manutenção. Posteriormente atuou na Bunge Fertilizantes por dez anos, sete dos quais como Diretor de Operações, coordenando unidades industriais de matéria prima e mineração de fosfatados, desenvolvendo projetos e trabalhando na implantação de empreendimentos. Exerceu ainda a função de Diretor Industrial da Vale Fertilizantes por cinco anos, atuando nas áreas de operações de mina, usina de beneficiamento, produção de insumos, produção de fertilizantes, expedição, manutenção e qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.Foi membro efetivo do Conselho de Administração de Fertilizantes Fosfatados S.A. (produção de matéria prima para fertilizantes). Em 2015 fundou a empresa de consultoria Lobo Engenharia e Processos. Em 2016, a convite do Ministro de Estado de Minas e Energia, assumiu o cargo de Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e foi nomeado também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. Introduziu no Ministério de Minas e Energia o Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, viabilizado por intermédio de 3 ações iniciais, relativas à Criação da Agência Nacional da Mineração, atualização do Código de Minas e da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais.Tem participado de vários encontros com empresários e demais atores do setor mineral, no nível nacional e internacional.
 
 
 

• Dr. Geraldo do Amaral Filho
     Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB

Formado Tecnólogo em Saneamento pela UNICAMP em 1977 e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba em 1983. Especializações: Engenharia de Controle da Poluição pela Faculdade de Saúde Pública - USP em 1990 e Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie em 1992. Atua desde 1978 na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB em diversas atividades: Tecnólogo, Gerente Regional de Sorocaba, Assessor da Diretoria de Engenharia Ambiental, Gerente de Departamento de Recursos Hídricos e Assistência Técnica, Assistente Executivo da Diretoria de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, Assistente Executivo da Diretoria de Controle de Poluição e Gerente de Departamento de Gestão Ambiental III, supervisionando as Agências Ambientais das Bacias do rio Piracicaba, Sorocaba/Médio Tietê e Paraíba do Sul, Assistente Executivo da Vice Presidência. Professor da disciplina de Saneamento Básico e Meio Ambiente do curso de Engenharia Civil e de Saneamento do Meio no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

 

• Dr. Hewerton Bartoli
     Presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição - ABRECON

Formado em Administração pela PUC Minas e pós-graduado em MBA Executivo da Construção Civil pela FGV. Trabalhou por três anos como consultor empresarial, inclusive sendo destaque como presidente de empresa júnior da universidade. Foi diretor comercial da DESMONTEC, empresa especializada em demolições civis e industriais, com reciclagem móvel de resíduos inertes em obras de diferentes proporções e naturezas por todo o Brasil. Tem expertise para projetos e empreendimentos que envolvam certificação LEED e ACQUA, bem como elaboração e gerenciamento de PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil. É diretor da empresa R3ciclo, especializada na gestão de resíduos sólidos da construção civil e demolição.

 

• Prof. Dr. Arthur Pinto Chaves
     Professor da EPUSP.

Formado em Engenharia Metalurgista pela Poli em 1968, mestre, doutor, livre-docente e professor titular de Tratamento de Minérios pelo Departamento de Engenharia de Minas. Professor no PMI desde 1976. Autor de 6 livros-texto utilizados em todos os cursos de Engenharia de Minas do Brasil, Argentina e países africanos de língua portuguesa. Além da atividade didática trabalhou em empresas de mineração e de consultoria / engenharia.

 

• Elmer Prata Salomão
     Membro do Conselho Curador da Fundação Gorceix (Escola de Minas de Ouro Preto) e conselheiro da ABPM.

Graduado em geologia pela Escola de Minas de Ouro Preto (1965)
Geólogo de campo no período 1966-1969, com experiência em mapeamento geológico regional e de detalhe e em exploração mineral. A maior parte destes trabalhos foi realizada na região Amazônica. 
Em 1969 foi convidado a integrar o corpo docente da Universidade de Brasília -UnB para ensinar no curso de graduação em geologia. Suas atividades docentes estenderam-se até 1978.
Em 1974 fundou a GEOS LTDA, empresa de consultoria ainda ativa. Como Diretor executivo desta organização teve oportunidade de coordenar projetos para empresas nacionais e estrangeiras em todo o território brasileiro e no exterior. 
Em 1982 afastou-se temporariamente da direção da GEOS para assumir uma superintendência da Mineração Taboca S/A, do Grupo Paranapanema, permanecendo nesta função até 1986. A Superintendência respondia por todo o trabalho de avaliação de reservas, orientação e controle da lavra, qualidade do minério e planejamento da produção em todas minas do Grupo. Neste período a empresa tornou-se a maior mineradora mundial deste metal, com a instalação de novas minas, além de três minas de ouro.
Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral -DNPM no período de abril de 1990 até agosto de 1995. Neste posto, teve oportunidade de conduzir um amplo programa de reorganização do setor mineral brasileiro, visando sua modernização e desburocratização.
Em 1995, após deixar o Governo, participou da bem-sucedida montagem e do funding da Verena Minerals Corporation, a primeira junior company de origem brasileira constituída no Canadá após a mudança constitucional de agosto de 1995 que permitiu novamente investimentos estrangeiros em mineração. Atualmente,além da gerência da GEOS, é presidente do Conselho da Mineração Terras Raras S/A, que desenvolve um projeto avançado para produção de óxidos de Terras Raras no Brasil.
Cumpriu missões oficiais e de negócios em diversos países, entre os quais Estados Unidos, Canadá, França, Suíça, Venezuela, Equador, Bolívia, Japão, China e Tailândia.
Paralelamente às atividades profissionais, exerceu inúmeros cargos políticos e de representação do setor mineral, entre outros: presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, fundador e diretor da Coordenação Nacional dos Geólogos (atual FEBRAGEO), fundador e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – ABPM. Atualmente, é membro do Conselho Curador da Fundação Gorceix (Escola de Minas de Ouro Preto) e conselheiro da ABPM.
 

• Prof. Enrique Munaretti
     Professor do Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS.

Formado em Engenharia de Minas pela UFRGS em 1995, mestre em Engenharia /Desmonte com Explosivos – PPGEM/UFRGS, doutor em Engenharia /Desmonte com Explosivos – PPGEM/UFRGS, professor adjunto de engenharia de minas  pelo Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS. Além da atividade didática é Sócio da Nitro D. Ltda.; Visiting Scholar no Rock Mechanics and Explosives Research Laboratory, MO, USA.; Membro do ABNT/CB-18: Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados ( 2005 e 2017); Diretor da ISEE International Society of Explosives Engineers; Diretor ABIMEX – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados; Instrutor do Curso Técnico Explosivista do Batalhão de Operações Especiais - GATE – RS; e possui os Prêmios: “ISEE President´s Award 2015 (International Society of Explosives Engineers)” e “The J. Keith Brimacombe IPMM Award 2012”, bem como possui 22(vinte e dois) anos de experiência com Explosivos, Mineração e Mineração de Agregados.

• Dr. Antonio Luiz Lima de Queiroz
     Assistente Executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo em 1984, formado em Direito em 2009 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente. Atua desde 1997 na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB desde 2007 em diversas atividades: Licenciamento Ambiental; Assistente Executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB desde outubro/2016; Assessor na Diretoria de Controle e Licenciamento e Ambiental desde 2009, responsável pela orientação técnica e análise de processos, análise técnica de propostas de orientações, resoluções e decretos estaduais relacionados com a área de meio ambiente, e docente em cursos promovidos pela CETESB; Diretor do Departamento de Fiscalização e Monitoramento – DFM – da Secretaria Estadual do Meio Ambiente- 2008-2009; Diretor do Departamento Estadual de Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – DEPRN – 2008; Assessor Técnico da Diretoria Geral do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Ambientais – DEPRN de 2001 a 2008.

 

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE
Boa palestra!

Para confirmar presença, por favor, CLIQUE NO BOTÃO DE INSCRIÇÃO ABAIXO e preencha o formulário. Ou, se preferir, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos pelo e-mail: ciro@apemi.eng.br. INSCREVA-SE JÁ!

Mais informações

Associação Paulista de Engenheiro de Minas - APEMI
E-mail: ciro@apemi.eng.br
Celular: (11) 99499-6378 com Graziella