ARTIGOS

MOSAICO CERÂMICO

José Jaime Sznelwar

O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas.Representam a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual, um desenho, uma figura ou representação, que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência.

Gabriela tem 15 anos e expõe seus fascinantes quadros de mosaico de cacos de cerâmica em um restaurante beira de estradana Rodovia Washington Luís. Ali trabalha sua mãe. O movimento está pequeno, os caminhoneiros quase não aparecem. Não há carga, tem muita cerâmica de revestimento estocada nos pátios das fábricas. Não tem onde colocar mais. Alguns fornos já começam a ser desligados. Rosário veio do Piauí, quem foi buscá-la, ainda moça jovem, foi João Donato, calejado, orgulhosode seu trabalho na cerâmica. Hoje está afastado do trabalho na empilhadeira com lesão na coluna. Em pleno século XXI, ainda tem gente que volta machucada do trabalho. Mas existem os equipamentos modernos, ergonômicos, onde o trabalhador é quem deve dizer como trabalhar. Ele com certeza sabe disso. Paulão se aproxima da conversa, orgulhoso de seu trabalho com a escavadeira hidráulica na mina de argila. Vivem quebrando diz, escavadeira não é para ficar se deslocando, é para trabalhar em frente a bancada. O custo ficamuito alto, mas quem manda é o encarregado. Nunca apareceu um engenheiro para organizar o trabalho. Paulão sabe o que diz, já trabalhou em mina grande de ferro no Pará. O trabalho lá é cronometrado, preciso. Aqui, quer comprar caminhão e trabalhar por conta na mina, parece que será possível. A Pelegrini está fechando, quase 50 pessoas vão perder o emprego. Foram três gerações. Seu Genaro, o avô puxou argila em carroça de burro. Filhos e netos investiram, mas não se aperfeiçoaram na gestão, mal conseguem pagar os custos. Foi obrigada a instalar filtros para conter o flúor. Será que na Índia e no Irã houve esta obrigação, me perguntam.

O país está perdendo posições no ranking do mercado internacional. Não houve possibilidade de se discutir com maior profundidade os critérios para instalar os filtros. A pressa foi muito grande. Ocorreram atropelos.

Já vi um filme parecido em outras atividades. Quando fiz um curso na França, ensinavam a criar as barreiras para dificultar a concorrência. Essas ações, muitas vezes, criavam problemas para os próprios produtos.

Chegou a hora de juntar os cacos. Encontrar o melhor caminho. Precisamos de um esforço para criar uma forma sustentável e competitiva de produzir. O Brasil tem pressa e precisa avançar. Garantir emprego de boa qualidade e protagonismo aos trabalhadores.Esse é o caminho, essa é a nossa missão!

José Jaime Sznelwar, engenheiro de minas, é subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

 

Fonte: Jornal Cidade de Rio Claro