ARTIGOS

MINERAÇÃO, MAIS QUE UMA NECESSIDADE, UMA OPORTUNIDADE PARA OS MUNICÍPIOS

José Jaime Sznelwar

Começo hoje um importante capítulo da minha vida onde terei o privilégio de dividir com os leitores de Rio Claro ideias, projetos, sugestões e reflexões sobre o setor da mineração.

Considero-me um entusiasta da atividade mineral. Incluindo todos os aspectos, entre eles os desafios tecnológicos e econômicos, anecessidade de lidar com incertezas e riscos, que tem origem na geologia e vão até as condições de mercado. Mas o que me fascina realmente é a possibilidade de geração de empregos e mudanças para melhor na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico que proporciona às cidades.

Ao começar a escrever este artigo sou interrompido pela visita de um grupo de universitários da área de pedagogia. Trazem em suas mãos uma cópia de um artigo que aborda aspectos ambientais e me perguntam como posso defender uma atividade como a mineração, que tanto afeta o meio ambiente, extraindo os bens minerais da natureza, alterando a paisagem com suas cavas, sem contar a poeira e o fluxo de caminhões inerente à produção.

Vou tentar explicar e desmistificar um pouco esse tema, pois nem tudo o que se percebe de maneira superficial tem relação com a realidade.

Ninguém minera por mero diletantismo. A mineração é uma necessidade da sociedade moderna que precisa de materiais e insumos para moradia, infraestrutura, agricultura e alimentação humana e animal.

Afinal, de onde vem o tijolo para erguer a parede de nossas casas? E o cimento para a construção de viadutos e pontes? O vidro que está nas janelas, copos, telas de celulares, televisões e computadores vem da areia. Já a água mineral só está na prateleira do supermercado devido a uma atividade de mineração.

Pois é, caro leitor, a mineração é uma atividade de importante utilidade pública e interesse social.

Estamos habituados a verificar alterações no ambiente decorrentes de todas as atividades socioeconômicas que ocorrem ao nosso redor, e atividades de mineração e transformação mineral não fogem à regra em qualquer parte do mundo. Com o crescimento das populações urbanas e das cidades, e a consequente disputa por espaços,estas interferências vem se tornando cada vez mais objeto de reclamações.

O que se espera em todos os casos mencionados é uma atitude responsável por parte dos produtores. Sabemos que esta atitude é possível e, portanto,desejável. Utilização de técnicas e procedimentos que minimizem ao máximo os efeitos da atividade no meio ambiente é o que se espera de uma mineração responsável, com a participação de empresários cada vez mais conscientes e preparados e sempre acompanhados por profissionais com competência e atribuições técnicas específicas.

A mineração é uma grande necessidade da sociedade e uma oportunidade para os municípios e a população. Conhecer a atividade e incluí-la nos planos diretores municipais é fundamental para o crescimento sustentável das cidades.

José Jaime Sznelwar, engenheiro de minas, é subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

 

Fonte: Jornal Cidade de Rio Claro