ARTIGOS

ENTREGA DO PRÊMIO DYNAMINE DE INOVAÇÃO 2017

O Prêmio é uma iniciativa da empresa DynaMine com colaboração de engenheiros e pesquisadores de diversas empresas e instituições de ensino do Brasil e Exterior.
O objetivo é reconhecer profissionais e estudantes que colaboram para o desenvolvimento de inovações na engenharia. Artigos publicados em congresso/seminário/etc., originais ou projetos inovadores aplicados na industria podiam ser inscritos.
 
 
 
Nesta edição os temas foram:
  • MINERAÇÃO

  • PROCESSOS INDUSTRIAIS

  • MATERIAL HANDLING

  • TRANSPORTES (Ferroviário, Rodoviário, Portuários, Dutoviário, Intermodalidade)

  • SIMULAÇÃO DINÂMICA

No dia 08 de dezembro de 2017 foi realizada a premiação do vencedor seguida de uma mesa redonda para discussão e debate sobre a inovação na engenharia. Logo após, foi oferecido um coquetel não alcoólico com empresas do setor de tecnologia expondo seus portfólios de maneira interativa.
 
Colaboradores e representantes das seguintes empresas participaram:
 
  • Mineração e Petróleo: Votorantim, Gerdau, Holcim-Lafarge, Petrobras, Pedreira Embu, Pedreiras Mongagua
  • Infraestrutura: TransNordestina/CSN 
  • Consultoria, Tecnologia e Inovação: DynaMine, Accenture, Mckinsey, Datamine, NO- HOAX Fraud and Risk Management, Multi, Prominer, M2Ambienta, DST Tecnológica, JBMC Arquitetura, MCBTI, Speedgoat GmbH, Qtronic GmbH, i9integration, RAM Spreaders, Indurad, Athenas,Tekhnites, Paragon, Hexagon 
  • Academia e associações: Apemi, Sindipedras, Sinproquim, USP, NAP.Mineração, UNIFAL, USP Ribeirão Preto

 

Local: Anfiteatro do Departamento de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da USP.

Endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Butantã - São Paulo - SP.

 


Projeto mais inovador de 2017:
 
Título: "Simulation of the impact of mine face geometry on the energy efficiency of short-distance haulage mining operations"
Autor Principal:  Edmo da Cunha Rodovalho
 
A principal inovação do trabalho é representada pela metodologia de design de mina aplicado a operações de lavra por tiras. Este método é inédito para este tipo de operação e contempla técnicas de simulação gráfica replicável para outras minas que utilizam a lavra por tiras. Após a aplicação da metodologia descrita no trabalho, uma mina de grande porte em operação no Brasil alcançou redução de 14% no consumo específico de diesel e aumentou sua produtividade de decapeamento em 16%.

Homenageados no evento:
 
Apoio fornecido: APEMI: Associação Paulista de Engenheiros de Minas
 
Colaborador: Leandro Palombo
 

 
Agradecimentos especiais: A todos os profissionais que dedicaram seu tempo para avaliação dos trabalhos. ​

Confira as fotos da entrega do prêmio